GOVERNANÇA E

SUCESSÃO FAMILIAR

Sobre o curso

O programa visa capacitar os sócios, herdeiros e gestores na direção estratégica de empreendimentos de controle familiar. A implementação de processos de governança é fundamental para lidar com o crescimento, a preservação do patrimônio e a necessidade de pavimentar um processo de transição de comando harmonioso ao longo das gerações que se sucedem no controle das atividades empresariais. Este programa é um dos poucos centrados nas necessidades específicas dos sócios, executivos e herdeiros das empresas.

Objetivo

O objetivo do curso é preparar os participantes para a liderança das suas empresas, com ênfase nos processos e estruturas da governança, na sucessão empresarial, em direito societário, familiar e tributário, na estruturação e reestruturação financeira da empresa, na estratégia empresarial, no exercício da liderança.

Metodologia

O programa é desenvolvido combinando as teorias de governança com a realidade da tomada de decisões nas empresas. As sessões serão voltadas para o desenvolvimento de atitudes e padrões de comportamento. O curso tem atividades variadas, envolvendo exposições dialogadas, dinâmicas de grupos, vídeos, etc, integrando conceitos e estudos de casos práticos da realidade brasileira. Os módulos do programa têm uma parte conceitual e uma parte aplicada, na qual os ministrantes poderão explorar as características.

Coordenador

Prof. Dr. Cláudio Antonio Pinheiro Machado Filho

Consultor em Gestão Estratégica e Governança em empresas nacionais e multinacionais há mais de 20 anos. Conselheiro de empresas nacionais, professor e coordenador de projetos na FIA (Fundação Instituto de Administração). Escritor de livros na área de Governança e mais de 30 artigos publicados em Administração. Mestre e Doutor em Administração pela FEA/USP, graduado em Engenharia Agrônoma pela ESALQ/USP. Membro de associações: International Agribusiness Management Association (IFAMA), International, Family Enterprise Research Academy (IFERA), Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e International Corporate Governance Network (ICGN).

Carga Horária: 16 horas

Horário: Sexta das 13h às 22h e sábado das 8h às 17h.
Local: a definir.
Investimento: sob consulta.