GESTÃO DE PROJETOS

CARGA HORÁRIA: 16 H

LOCAL: BLUMENAU

Apresentação

Projetos representam mudanças nas organizações: seja um novo produto, um novo processo, um novo sistema, a criação de uma unidade ou a implementação de uma infraestrutura. Ou pode ser que a organização necessite de um trabalho de manutenção ou melhorias em alguns destes elementos que demande um foco concentrado e uma estratégia definida.

Pessoas que atuam em organizações são, com certa frequência, chamados a desenvolver projetos ou mesmo participar em times de projeto. Entretanto, a maioria destas pessoas não possui um treinamento adequado para este fim e acabam desempenhando de maneira insatisfatória, acarretando em desvio de escopo e  estouro de prazos e de custos nos projetos.

Objetivo

Este curso tem por objetivo apresentar os fundamentos sobre gestão de projetos e capacitar os participantes nas boas práticas de gestão de projetos de modo a torna-los competentes no entendimento de problemas e demandas, planejamento, desenvolvimento e monitoramento e controle dos projetos. De forma prática e vivencial, os participantes serão desafiados a utilizar a abordagem de gestão de projetos para resolver problemas de negócio e estruturar soluções que potencializem os fatores dos projetos.

• Apresentar os fundamentos sobre projetos, programas e portfólio; distinção entre projetos e operações; gestão de projetos; ciclo de vida de um projeto e suas fases típicas.

• Apresentar as Áreas de conhecimento de projetos segundo o PMBOK.

• Discutir Projetos como viabilizadores de estratégias organizacionais.

• Apresentar Partes interessadas (stakeholders) e o papel do gerente de projetos.

• Discutir sobre os principais modelos para gestão de projetos: PMBOK, IPMA e Métodos Ágeis.

• Capacitar participantes na análise de viabilidade de um projeto e como definir o Termo de Abertura de Projeto.

• Capacitar participantes na definição do escopo de um projeto através da EAP (Estrutura Analítica do Projeto).

• Capacitar participantes na definição das atividades e os prazos de um projeto através de um cronograma.

• Capacitar participantes na identificação e análise dos stakeholders e como engajá-los ao projeto.

• Capacitar participantes na identificação, analise e tratamento dos riscos de um projeto através de um mapa de resposta a riscos

• Capacitar participantes na estimativa dos custos de um projeto e elaborar o orçamento.

• Capacitar participantes em como monitorar o progresso de um projeto e elaborar um Status Report.

Professor: Cláudio Luís Carvalho Larieira

Doutor em Administração de Empresas pela EAESP/FGV, Mestre em Engenharia de Computação pelo IPT/SP e Bacharel em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor do Departamento de Informática e Métodos Quantitativos (IMQ) da EAESP/FGV e do Mestrado Profissional em Engenharia de Computação do IPT/SP. Acumula experiências em gerenciamento de projetos nos últimos 25 anos em vários tipos de organizações e projetos, tais como Credicard, Visanet, Unibanco, Accenture, Citibank, etc. Lecionou em cursos de graduação, pós- graduação, MBA e Mestrado (FGV, FIA, Fundação Dom Cabral, IBMEC, Insper, FIAP, Mackenzie e IBTA). Coordenador dos cursos de pós-graduação em Gestão de Projetos, Gestão de TI, Gestão de Processos e de Engenharia de Software do IBTA de 2003 a 2014 e de MBAs In Company da EAESP/FGV de 2012 a 2014. Instrutor em Gestão de Projetos atuando em Programas de Formação de Líderes, de Trainees e de Estagiários. Diretor Associado da Tectrain, empresa especializada em Business Games. Como voluntário, tem atuado desde 2005 como docente no Instituto Haggai do Brasil.

Horário: Sexta das 13h às 22h e sábado das 8h às 17h.
Local: A definir.
Investimento: Sob consulta.

Ficou interessado? Clique abaixo: