DESENVOLVIMENTO DE JORNADA DE MELHORIA CONTÍNUA
Com o levantamento das oportunidades de melhoria dos processos, fazemos uma matriz de prioridade de forma a orientar a execução dos trabalhos priorizando o que for de baixo impacto e baixa dificuldade. A condução dos eventos é realizada via Kaizen, de forma participativa envolvendo a equipe do processo, seus clientes e seus fornecedores de forma a implementar as melhorias levantadas pela equipe.
Problemas enfrentados pelas empresas:
• Custos altos na produção;
• Baixo rendimento das máquinas;
• Necessidade de aumentar a capacidade de produção das máquinas;
• Identificação de procedimentos desnecessários.
Informações adicionais:
• Cada linha de produção tem uma cadeia valor. É realizado o mapeamento, quais as principais oportunidades, depois é feita uma semana Kaizen para cada problema;
• Pode ser aplicado nas áreas administrativas e de produção em empresas de serviços, indústrias e comércio;
• Os resultados são medidos via: redução de troca de produto, otimização do mix de produtos, redução/ eliminação de atividades que não agregam valor, redução de desperdícios.
CRIAÇÃO DE FLUXO PARA DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Problemas enfrentados pelas empresas:
• Efetividade no conhecimento do mercado;
• Dificuldade de interação entre as áreas;
• Visão comercial.
COACHING ATIVO
É uma metodologia proprietária da SBA Consultores Associados desenvolvida e aplicada desde 1998, cujo objetivo é o desenvolvimento de equipes de líderes no local de trabalho.
O conceito de ativo se define pela realização das atividades de treinamento no local de trabalho e por se utilizarem dos eventos ocorridos nas operações no momento em que eles acontecem. Possibilitando com isto a imediata conexão entre evento, análise do evento, ação, resultado e incorporação da mudança.
"A contratação do programa mostra que empresa tem preocupação na formação de seus líderes. O programa teve muitos pontos positivos, como as palestras, treinamento, participação do consultor em reuniões, sugestões e definições de metas. Além disso, ele esteve sempre disponível para trocas de ideias e fazer feedback."
Edvan Damasceno Silva, encarregado Produção.
"Com o treinamento aprendemos novas maneiras e táticas para aplicar feedback e solucionar problemas dentro e fora da equipe. As mudanças são visíveis depois que demos início aos treinamentos, por isso acho produtivo e necessário que a empresa tenha um cronograma para mais treinamentos futuros."
Camila Ungarato Simões, encarregada Garantia da Qualidade.
REVISÃO DE PROCESSOS PARA MELHORAR A PRODUTIVIDADE
A organização das atividades, procedimentos e controles de uma empresa são fundamentais para que a mesma possa atingir e sustentar seus resultados. Para que possamos replicar resultados é fundamental que tenhamos bons procedimentos. A elaboração de forma participativa, envolvendo os membros da equipe e os clientes da área onde o procedimento se aplica, é uma das formas de garantir que as necessidades da empresa sejam atendidas.
Problemas enfrentados pelas empresas:
• Não conformidade de produtos;
• Baixa produtividade;
• Problemas de devolução.
MAPEAMENTO DE PROCESSOS
Através de trabalho em equipe são mapeados o estado atual dos processos da cadeia de valor bem como levantados os principais problemas que afetam a produtividade. Após uma avaliação da equipe das oportunidades de melhoria levantadas o processo é remodelado de forma a atender melhor as necessidades do negócio e aumentar a produtividade.
Principais problemas enfrentados pelas empresas:
• Analise de procedimentos e redução de burocracia;
• Incremento de melhorias nas áreas;
• Relação cliente e fornecedor interno;
• Implementação de novos processos.
Pode ser aplicado nas áreas administrativas e de produção em empresas de serviços, indústrias e comércio.
Os resultados são medidos via: redução de troca de produto, otimização do mix de produtos, redução/eliminação de atividades que não agregam valor, redução de desperdícios.
COACHING EXECUTIVO
Fazendo perguntas estratégicas, o Coach atua encorajando e estimulando o profissional para aquisição de conhecimentos ou técnicas para desenvolvimento de habilidades que melhorem suas competências profissionais ou pessoais, visando à satisfação de objetivos propostos pela empresa e de acordo com suas expectativas profissionais. É realizado por profissionais que tem uma vivencia na área de atuação de coaching agregando a experiência profissional na condução do processo de coaching.
Público alvo: Diretores e executivos.